Bem-vindo! Nina Ateliê Festas e personalizações: um mundo colorido, cheio de personagens e fantasias! Entre em contato! ninaatelie.arte.artesanato@gmail.com
RSS

16 de jul. de 2010

O que fazer com sobras de eva?

Sabe aqueles pedacinhos de eva que sobram após algum trabalho feito? Pois é, não jogue fora! Vá guardando e quando tiver uma boa quantidade, faça um lindo trabalho de mosaico em eva!
A foto abaixo não é minha, faz parte de um álbum do picasa

Você pode fazer tapetes, porta-retrato, bandeja, jogo americano, molduras, decorar latas e caixinhas, etc. O suporte, que é a base para colar o eva pode ser de papelão, eva, mdf, etc. Segue alguns moldes e PAPs:
Decoração de Latas/caixinhas:


jogo americano:


Tapete de Mosaico em EVA formato Flor:















Material necessário ::

-Placa de EVA 6mm cor Preta tamanho 56x56 cm
- Retalhos de EVA 2mm cores Azul Escuro, Azul Claro e Amarelo
- Tesoura
- Cola de contato (Sapateiro)
- Molde
- Carbono para costura
- Bisnaga de aplicar tinta de cabelo



:: Fazendo o Tapete ::

- Marque no pedaço de EVA 6mm o molde da flor, recorte e reserve. Marque também o miolo da flor.

- Recorte os retalhos em quadradinhos de mais ou menos 1x1cm.

- Para facilitar o manuseio da cola, despeje 60 ml de cola na bisnaga, se o bico tiver um buraco muito pequeno, recorte um pouco a ponta para aumentá-lo. Não aconselho encher todo o frasco, pois esta cola endurece com muita facilidade, portanto encha só o suficiente para o trabalho e após o uso se sobrar volte a cola para a lata. Existe no mercado esta cola em bisnaga, é um pouco mais cara, porém facilita e evita o desperdício.

- Aplique a cola no tapete, se você fizer isso em movimentos circulares a distribuição da cola fica mais uniforme. Como esta cola é muito forte só é preciso uma pequena quantidade, se preferir, pode espalhar com um pincel. Porém sempre limpe após o uso com removedor de cola ou aguarrás.

- Passe cola também no verso dos quadradinhos. Você pode utilizar uma placa de Eucatex com cola permanente para facilitar.

- Inicie o trabalho das bordas para o centro, distribuindo os quadradinhos na cor Amarela na marcação do miolo. Vá distribuindo os quadradinhos sempre seguindo o círculo até que chegue bem no centro. Quando estiver faltando apenas uma camada para terminar, diminua o tamanho dos quadradinhos para que o miolo fique mais bonito.

- Faça uma camada em Azul Escuro ao redor do miolo Amarelo. Agora distribua os quadradinhos em Azul Escuro ao redor das folhas da flor. Faça duas camadas. Quando chegar à junção de duas pétalas, continue reto até a camada ao redor do miolo. Ao fazer isso vai sobrar um espaço entre cada pétala, complete com quadradinhos em Azul Escuro.

- Agora preencha as pétalas com os quadradinhos em azul claro, sempre seguindo o desenho das pétalas. No centro da pétala, faça como no miolo, vá diminuindo os quadradinhos.

Custo: R$ 5,00
Preço Venda: R$ 15,00

Dicas

- Você não precisa saber desenhar para criar modelos mais elaborados. Recorte o desenho desejado de uma revista, livro ou internet. Coloque um papel vegetal por cima do desenho e marque as linhas principais e vá até uma gráfica rápida e peça que eles ampliem o desenho no tamanho que você desejar.

- Para fazer este trabalho em caixas de papel, ou para trabalhar com crianças, utilize a cola branca.

Cláudia Lima
(31) 8675 3136

Olhem que lindos trabalhos feitos por alguns artesãos:

Quadro feito por MaRuth:





São tapetes feito de mosaico de EVA!








Fontes:
http://apps.alterosa.com.br/
http://www.betobastos.com.br/
Revista Coleção Mãos que criam
http://mariaruthesculturas.blogspot.com/

18 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a idéia Nina

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Nina...que lindos trabalhos e tão alegres!!
Acho que até se eu tentasse...daria certo...mesmo não tendo muito jeito com artesanato...rs
Beijinhos lindona!

Deni disse...

Ótima idéia querida,gostei.Que lindos esses trabalhos,bjos.

Flor de Retalho by Claudia disse...

Adorei a dica Nina, achei lindo o tapete!
Minha filha usa muito EVA nos trabalhos de escola e sempre tem muitas sobras...
Bom fim de semana! Bjs

O que temos pra hoje disse...

NINA...ADOREI A IDEIA E VOU COMEÇAR A JUNTAR OS MEUS DEPOIS QUE FIZER VENHO TE CONTAR. BEIJOS. FLOR.

*Ronilda *Reis disse...

opa! gostei! Já vou começar a juntar os retalhos de EVa pra fazer alguma coisa! Valeu pela dica, amiga!

bjimm

Fernanda Akemi disse...

oi

Adorei essas idéias, estou querendo me arriscar no EVA aqui, vamos ver rsrs

bjsss

Anônimo disse...

Q massa, be minteressante... ainda mais quando a gente não tem coragem de jogar nada fora!!!rsrsrs

Ana Bárbara disse...

Ideia fantásticas.
Estou te seguindo.
Beijos

*Faelaartes* disse...

Lindoo, ta tudo D+!!! Parabéns!!!

Anônimo disse...

oi gostei bastante,mais estava precisando desenho para crianças.

beijos!!!

Unknown disse...

Olá amei o seu blog, essa idéia é maravilhosa, já estou te seguindo, se puder me visite.

http://espacocativar.blogspot.com

Alê lira disse...

oiiiiiiiii

que idéia boa!!!!!!

muito obrigada por compartilhar.
Sucesso!!!!!

Alê lira

veraluccias disse...

oLA NINA,
Adorei conhecer o seu Blog porque estava realmente pensando no que iria fazer com os restantes do eva que sobra dos trabalhos. ja tenho uma quantidade oculpado espaco...muito obrigado..deixo o convite para visitar o meu blog e apanhar um selinho de natal de presente para voce. ha vou postar a sua ideia mais com credito a voce...rsr. para ir ao meu cantinho e so clicar na imagem da minha boneca ai ja esta. tenha um bom final de semana. lindo seus trabalhos ameiii,

Unknown disse...

ola.lindo seus trabalhos de sobras de eva.Agora ,ue preciso da ajuda de vcs,eu tenho mta sobra de eucatex de varios milimetros,pois meu marido fornece eucatex recortado pra empresas ,entao com isso sobra mto.Alguma de vcs tem alguma ideia?BJs a tdos .

Keiart's Artesanatos!!! disse...

Olá!!! Retribuindo sua visita...Obrigada pela visita,seu blog e lindo Parabéns!!! Eu sou blogueira nº 107. Abraços

xdcd disse...

Muito Legal... como sempre seu blog é um show!
Bjm e tenha um bom final de semana.

keniamoraism disse...

eu já estou guardando meus retalhos de e.v.a cortadinhos para fazer um mosaico num espelho que tenho aqui.